O mais ambicioso projeto governamental de controle dos contribuintes é o e-social. Basicamente será o anexo do SPED (iniciado em 2007) que condensará todas as informações relativas à folha de salários, autônomos, terceiros e medicina do trabalho num único portal de informações acessível on line.
Justamente em razão da complexidade o e-social fora adiado diversas vezes, mas, aparentemente, será iniciado em março de 2015.
Serão mais de 40 obrigações sociais, dentre as quais: CAGED; DIRF; RAIS; GFIP e até mesmo a CTPS que passarão a ser digitalizadas em substituição ao meio atual.
No primeiro momento, agora definido como março de 2015, deverão ingressar as empresas com faturamento superior a 3,6 milhões de reais.
A contar do e-social todas as informações relativas à folha de salários estarão disponíveis não apenas para todos os órgãos estatais envolvidos, como para o próprio trabalhador, que poderá, com seu e-cpf, acompanhar as informações de seu contrato em tempo real, como: exames médicos; uso de EPI; pagamento de adicionais, etc…
O último a aderir ao programa foi a Justiça do Trabalho que agora também terá acesso aos dados.
Estima-se que no longo prazo haverá sensível ganho de produtividade, mas é inegável que nos primeiros meses (talvez anos) o imbróglio seja enorme, para o que todas empresas devem se preparar desde já.
One thought on “Atualização do E-Social – início em março de 2015”