Certamente 2015 será um ano de grande alteração fiscal e trabalhista. O cenário macroeconômico aponta nessa linha da mesma forma que o discurso do novo Ministro da Fazenda. As principais alterações devem ser:
1 – No âmbito trabalhista
O e-Social será a vedete dos debates. Depois de diversas prorrogações o mercado acredita que em 2015 o “ambiente de testes” estará disponível e seis meses contados dele deve entrar em vigência plena. Por ora não há cronograma definido. Para as empresas pequenas e médias as obrigações devem valer apenas em 2016.
Depois dele sua vida nunca mais será a mesma…
2 – Mini Reforma Previdenciária
Com as MPs 665 e 664, que serão objeto de fervoroso debate, o Executivo implementou mini reforma previdenciária alterando vários dispositivos como: elevação de contribuição para percebimento do seguro desemprego; dificuldade na concessão de pensão por morte e auxílio doença e no abono salarial.
Para as empresas o que mais afeta e a elevação do pagamento do afastamento médico para 30 dias – dobrou o ônus.
3 – Combate a corrupção e sonegação
“Compliance” (obrigação de agir de boa fé) será a palavra do ano. Depois da Lei 12.846/13 (e agora do Petrolão) as empresas poderão ser autuadas em até 20% do faturamento se comprovada corrupção ou atos de má-fé na gestão.
4 – Combate a lavagem de dinheiro
Igualmente para lavagem de dinheiro, sendo que nesse caso o contabilista deverá informar ao COAF pagamentos ou recebimentos superiores a 30 mil reais feitos em espécie ou quaisquer atos que indiquem irregularidade financeira.
5 – Unificação do PIS e Cofins
O novo Ministro acena com a unificação, acompanhada de aumento da alíquota, de ambas as contribuições. A ideia seria: reduz o custo de apuração e…. aumenta a carga… deu para entender?
Como dito – Estejamos preparados – Será um ano inesquecível…
One thought on “Panorama Fiscal-Trabalhista para 2015 – O que muda ou mudará?”